Buscar

Três Coroas sediará evento do ano novo tibetano, no centro da cidade


Três Coroas sediará evento do ano novo tibetano, no centro da cidade
Crédito da foto: Juan Cavalheiro

O Losar – ano novo tibetano ocorrerá dias 5 e 6 de março, em Três Coroas.


A Praça Affonso Saul será toda decorada, bem como o centro da cidade, para receber o Losar – ano novo tibetano, que terá programação também no Parque das Laranjeiras, numa realização da Shak Produções.

Rituais típicos do Tibet, com apresentações de danças e músicas, e gastronomia farão parte da programação do evento, bem como palestras com os temas “Felicidade” e “Arte e Paz"

Ogyen Shak, natural de Tibet, que foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006 e acabou escolhendo Três Coroas para viver, e sua esposa Adriana Shak, que viveu 14 anos no templo budista de Três Coroas, antes de abrir o restaurante Espaço Tibet, com o esposo, transformando paixão em negócio, são os idealizadores do evento, que celebrará a chegada do ano 2149 que, seguindo o calendário lunisolar tibetano é regido pelo Tigre da Água, que representa coragem e liderança.

Os tibetanos adoram cantar e dançar e nesta edição haverá a apresentação inédita no Brasil da dança folclórica Khamdro, da região de Kham, no Tibet, onde Ogyen Shak nasceu. Ele escolheu esta performance que traz lindas memórias da sua infância quando assistia sua mãe Sonam Tso nas apresentações. É uma dança em pares, com passos e giros coordenados. Os figurinos estão sendo confeccionados especialmente para a ocasião pela tibetana Tashi Dolma, que reside em Três Coroas. O figurino chama atenção pelas cores e pelas mangas longas que dão um toque especial aos movimentos dos braços.

Outra apresentação será do Leão da Neve, um animal celestial e lendário do Tibet, que representa poder, coragem e destemor. Ele vive nas montanhas nevadas e é normalmente retratado como tendo o corpo branco, com a juba, cauda e algumas partes verde turquesa. Ele aparece com frequencia em provérbios e músicas do folclore tibetano. Uma forma da dança é chamada Dança dos Leões da Neve ou Sengue Garcham, que pode ser grosseiramente traduzida como Dança da Alegria, bastante comum no Losar para atrair alegria e boa sorte para o novo ano. O figurino está sendo confeccionado por um artista e uma costureira de Três Coroas e consiste em uma máscara de madeira, que está sendo esculpida e pintada a mão, com o corpo em tecido peludo. Cada Leão precisa de dois dançarinos, um para a parte da frente e um para a traseira do Leão. Uma performance muito alegre e descontraída que encanta adultos, crianças.

O evento Losar – ano novo tibetano tem apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.

Mais informações: www.anonovotibetano.com.br

28 visualizações