top of page
Buscar

Teatro de educação ambiental estará na Feira do Livro de Porto Alegre


Teatro de educação ambiental estará na Feira do Livro de Porto Alegre
Crédito da foto: Cleiton Thiele

João Ambiente é uma peça, um projeto de educação ambiental, está percorrendo o País na busca de conscientizar crianças e adultos a respeito de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O espetáculo itinerante, levado a escolas de periferia, gratuitamente, traz lições de sustentabilidade de forma divertida e lúdica. A peça narra a história do pássaro joão-de-barro humanizado, intitulado João Ambiente, que interage com a Tartaruga Teca e, juntos, mostram para as crianças, de forma divertida, como descartar e reaproveitar o lixo, poupar água e energia e outros ensinamentos ligados ao tema.

Com apresentações em várias escolas de São Paulo e, no Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul e Canela, o projeto está sendo desenvolvido em Porto Alegre nesta semana em quatro escolas: Gabriela Mistral, David Canabarro, Coelho Neto e Araújo.

A Feira do Livro também será palco para João Ambiente, no sábado, 5, às 17h, no Circo Mafagatos/Praça da Alfandega. Além disso o diretor do projeto Airton Soares e a roteirista Paula Taitelbaum foram convidados para participar da Mesa Redonda “Meio Ambiente na área”, na quarta-feira, 3, das 18h às 20h, no Espaço Jovem Petrobras, na Praça da Alfândega, diante do Margs.

Recursos artísticos unindo elenco, vídeos, animação, técnicas cenográficas e efeitos especiais, o espetáculo proporciona uma experiência enriquecedora e inesquecível aos participantes. No final, em algumas escolas ainda é realizada uma oficina com materiais recicláveis.


Descrição dos personagens:

João Ambiente:

Pássaro João-de-Barro humanizado. Jovem e descolado, vive na floresta, mas conhece bem a cidade grande. Sabe tudo a respeito do meio ambiente e sobre atitudes sustentáveis que podem melhorar o mundo, desde como poupar água e energia até reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Seu objetivo é que os seres humanos tenham atitudes de respeito e equilíbrio com relação à natureza.

Teca:

Tartaruga humanizada. Pequena, inocente e divertida, ela tem muita vontade de aprender com João Ambiente e se espelha em suas atitudes. É questionadora e, mesmo tendo muito a descobrir, ela também tem boas ideias para um mundo mais sustentável e várias de suas perguntas levam à reflexão sobre o que as pessoas estão fazendo em relação ao meio ambiente.

Ficha-Técnica:

Espetáculo: “João Ambiente é uma Peça”

Tempo de Duração: 35 minutos

Direção: Airton Soares

Roteiro: Paula Taitelbaum

Produção Executiva e Coordenação Artística: Elias da Rosa

Elenco: Victor Tombesi e Fernanda Ghesla Frohlich

Figurinos: Casa da Vó

Cenografia: Carlos Delfino, Casa da Vó e Deniel Santos

Coreografias: Mônica de Moura

Vídeos e Design Gráfico: Juliano Renz


Realização:

O Ministério do Turismo e Braskem apresentam: “João Ambiente é uma Peça”.

Patrocínio: Sanmartin, Hyva, Intral, Zurlo.

Apoio: Parlare Marketing Cultural.


Fotos em alta resolução

Comments


bottom of page