top of page
Buscar

Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, superou as expectativas


Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, em Canela, superou as expectativas
Crédito da foto: Diego Santos/EstrategiaCom


Com a Romaria a Pé, no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, a comissão organizadora da 62ª Romaria e festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela encerra o evento deste ano.


Pagadores de promessas, outros que participam com o intuito de pedir graças e muitos apenas que seguem o cortejo para rezar e renovar a fé participaram da procissão que saiu da Catedral de Pedra um pouco depois das 8h. Muitos vindos de cidades vizinhas saíram ainda de madrugada de suas residências para participar do cortejo. Flores, velas, terços e outros objetos são deixados no Monumento da Prece no Santuário, carregados por romeiros durante a procissão. Muitos pagam promessas levando crianças vestidas de anjos, outros empunham grandes cruzes de madeira, alguns fazem o trajeto de pés descalços e sobem a escadaria até o Monumento de joelhos.


Para atender a todos, espaços com restaurante de comida caseira no Centro de Eventos e no Restaurante Panorâmico, e ainda muitas tendas com o tradicional pastel de massa caseira, outros lanches e doces, foram colocados a disposição do público.


A Tenda da Fraternidade é sempre destaque no dia 26 de maio no Santuário de Caravaggio. No local, pessoas com menos recursos financeiros são recebidas para o almoço, sem nenhum custo. Na década de 70, o já falecido Edye Paulo Raymundo iniciou este trabalho que atualmente é coordenado pelo CPM da Escola Neusa Mari Pacheco.


Na chegada da romaria, muita emoção! A imagem da Santa de Caravaggio foi recepcionada pela Banda Marcial da Escola Neusa Mari Pacheco, pelas crianças da catequese e pelos Lobinhos e Escoteiros do grupo Abaete, conduzida pela comissão festeira até o altar montado em frente ao Monumento da Prece. A Missa campal foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Francisco Salm, que participa do evento pela primeira vez. Um grande número de padres de várias paróquias da Diocese também estavam presentes na celebração.


Dom João falou muito no exemplo de Maria, afirmando que “devemos viver em paz, pedindo perdão e perdoando. Devemos fazer penitência, que é também deixar de fazer coisas erradas, esforçando-se para viver o bem e fazer o bem ao próximo”


Estima-se que na romaria de hoje mais de cinco mil pessoas participaram da procissão.

Cerca de 80 mil pessoas passaram pelo Santuário desde o início do evento, em 30 de abril com a Procissão Luminosa, depois dia 21 quando ocorreu a Romaria Jovem e Jornada Diocesana da Juventude e na Romaria Motorizada, no dia 22. Além dos dias de romaria, devotos aproveitaram os fins de semana, mesmo aqueles que não tinham evento no Santuário, para visitar o Monumento da Prece e pagar promessas.


A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio está em sua 62ª edição, é o mais antigo evento de Canela e um dos maiores eventos religiosos da Diocese de Novo Hamburgo.


O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da região.


A comissão festeira para 2023 foi apresentada logo depois da Missa campal, composta por:


Casais coordenadores: Cássio de Abreu e Raquel Wortmann, Darlen Pruch Macedo e Jucilaine da Silva Pereira.


E ainda os casais Ilso e Izabel de Nardi, Sandro Fogaça e Fernanda Braga, Claiton e Tatiane Port, Carlos e Mariluse Ferreira, Tiago e Daiane da silva, Gilsa Dias e Luiz Kerchener e Lorenzo de Oliveira e Derli Procópio e Loreni de Oliveira.

bottom of page