top of page
Buscar

Projeto Mulheres em Cena encerra com homenagens


Bate-papos, teatro, homenagens e muita emoção marcaram o Mulheres em cena deste ano.

O Projeto Mulheres em Cena, parceria do Estúdio dos Bonecos com o Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti, em 2019 agregou mais artistas, aumentou de três dias para oito, com a temática "Canela, Mulheres e Histórias".

Além de uma programação que incluiu bate-papos, apresentações de sete espetáculos teatrais, sendo um deles a leitura dramatizada com histórias das mulheres entrevistadas de Canela, o evento ocorreu de 8 a 16 de março. No último sábado, 16, na Feirinha Orgânica, o projeto homenageou 13 mulheres da comunidade de Canela, que foram escolhidas pelos organizadores. São elas:

Ana Glenda Viezzer (uma das mulheres mais ativas no contexto social da cidade e do extinto festival de teatro de Canela)

Roma Vaccari (uma das primeiras dramaturgas e atrizes de Canela)

Erena  Leonora Feldmann Thomas (a primeira mulher presidente da Câmara de Vereadores de Canela)

Alda Gil Alves (dona do antigo Baratilho Canelense, um dos únicos comércios da década de 50)

Nadyr Simões (uma das primeiras telefonistas de Canela, a Nadyr da telefônica)

Cleusa Paim Ferreira (faz trabalho voluntário com jovens dependentes químicos e sonha em abrir um espaço de reabilitação em Canela)

Heloiza Zuffo (uma mulher forte, artesã de histórias)

“Mulher X” ( sofreu maus tratos mas conseguiu se reerguer e ter uma vida digna – não pode ter seu nome divulgado)

Tânia Cristófoli Aguiar (assistente Social de Canela)

Joana de Moraes (aluna de um projeto social que mudou sua vida)

Leila Maria Guimarães Fialho (do projeto pastoral da criança que coordenou por 6 anos)

Haide Maria Gil (uma importante professora de Canela)

Lisi Costa (uma das grandes artesãs de Canela)

“Ser mulher é lidar o tempo todo com linhas tênues. É a tentativa diária de se equilibrar entre a independência e a intimidação. É quase nunca saber se a abordagem de um homem tem algum interesse além daquele que ele diz ter. É ter sua competência medida na relação (des)proporcional de sua aparência física. É acelerar o passo numa rua escura e pouco movimentada, mas, ainda assim, ter vontade de explorar a noite, as ruas, as curvas”. Assim os organizadores do Mulheres em Cena se inspiram para este evento.

O Projeto Mulheres em Cena, nesta edição,  inspirou o Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti e a Rádio Clube a voltarem com as radionovelas. Desde o último domingo, 17,  todos os domingos a partir das 14h, na Clube AM 1320, vai ao ar uma história nova, com o ciclo de radionovelas nesse resgate histórico, com atores da cidade e alunos do Estúdio.

O projeto contou com o apoio de Angá Produtora, Estratégia Comunicação e Mareting, Sérgio Azevedo, Rissul, Supermercado Forrageira, Massoterapeuta Núbia Gallas, Parque Terra Mágica Floryball, Santho Aroma, Surprice Sobremesas Especiais, Núcleo Colaborativo, Floricultura Raio de Sol e a Feirinha Orgânica. 

A realização do Mulheres em Cena é do Aroma Literário, Estúdio dos Bonecos, Estúdio de Pesquisa Teatral , Trupe Pé de Palhaço e Rita Reis.

bottom of page