Buscar

Inicia amanhã o evento tibetano em Três Coroas


Inicia amanhã o evento tibetano em Três Coroas
Crédito da foto: Everton Streit

Três Coroas, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, está pronta para o evento Losar – ano novo tibetano, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de março, na Praça Affonso Saul.

Esta é a primeira vez que o evento ocorrerá aberto ao grande público. Até então ocorria apenas para convidados, no Espaço Tibet. O centro da cidade foi decorado com peças produzidas especialmente para o evento que são um clima especial, transmitindo boa energia.

Os idealizadores do evento são Ogyen Shak, natural de Tibet, que foi trazido ao Brasil para coordenar a pintura de um templo tibetano em São Paulo, em 2006 e acabou escolhendo Três Coroas para viver, e sua esposa Adriana, que viveu 14 anos no templo budista de Três Coroas, antes de abrir o restaurante Espaço Tibet, com o esposo, transformando paixão em negócio.

O evento celebrará a chegada do ano 2149 que, seguindo o calendário lunisolar tibetano é regido pelo Tigre da Água, que representa coragem e liderança.

A abertura do evento, no sábado, às 10h, já será um espetáculo com alguns rituais tibetanos e performances como a Oferenda de Bô, que celebra a abundância e a boa fortuna, o acendimento da Grande Lamparina, para inspirar a luz da sabedoria e um dueto entre o Tibetano Ogyen Shak e o gaúcho tradicionalista Adão Bueno para celebrar a união das duas culturas. A tarde, um painel sobre a paz, ocorrerá antes das apresentações da dança folclórica de Khamdro, a região do Tibet onde nasceu o idealizador do evento, do Leão da Neve, um animal celestial e lendário do Tibet, que representa poder, coragem e destemor. Ele aparece com frequencia em provérbios e músicas do folclore tibetano. Uma forma da dança é chamada Dança dos Leões da Neve ou Sengue Garcham, que pode ser grosseiramente traduzida como Dança da Alegria, bastante comum no Losar para atrair alegria e boa sorte para o novo ano. Música tibetana encerrará as atividades no sábado a tarde.

O domingo inicia com o Losar Bike, um pedal que sairá da Praça até o Parque das Laranjeiras onde ocorrerá a cerimônia das bandeiras de oração, que ficarão instaladas até o ano que vem, quando as mesmas serão renovadas. Ao meio-dia, a oficina gastronômica dará a receita do Deisi, o arroz doce tibetano. Um desfile, com o título Felicidade, às 17h, antecederá o encerramento do evento, que será marcado por uma grande celebração.

Muitas atrações estarão a disposição do público. Entre elas: o estande do Espaço Tibet, com gastronomia típica; a Grande Lamparina, produzida exclusivamente para o evento, que será acesa no início do Festival e poderá ser alimentada com óleo pelos visitantes e participantes para que se mantenha até o final do Festival.

O evento Losar – ano novo tibetano tem realização da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.

Mais informações: www.anonovotibetano.com.br

20 visualizações