Buscar

Fé e devoção no próximo fim de semana, em Canela


Fé e devoção no próximo fim de semana, em Canela
Crédito da foto: Diego Santos/EstrategiaCom

Os festejos da 62ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio iniciaram em abril, mas as grandes romarias ocorrem nos próximos dias.


Jovens vindos de várias cidades da Diocese e os canelenses terão um dia com programação toda voltada a eles, dia 21, no sábado, com a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. O cortejo sairá da Catedral de Pedras às 8h, rumo ao Santuário de Caravaggio. Oração, cânticos e muita animação, com Missa Campal na chegada e uma programação especial durante o dia. Neste dia, não há venda de bebida alcoólica no evento, buscando conscientizar o público, jovens e crianças, dos malefícios da ingestão de álcool.

Buscando bênção aos veículos, motocicletas e bicicletas, no dia 22, ocorre a Romaria Motorizada, quando o entorno da Igreja Matriz fica tomada pelos mais diversos tipos de automóveis, frotas de empresas, motociclistas e ainda aqueles que preferem seguir o cortejo de bicicleta. A saída da igreja Matriz será às 9h e a chegada ao Santuário está prevista para às 10h30, quando ocorre a Missa Campal, com a bênção as chaves, mas, normalmente, até o meio da tarde ainda chegam veículos buscando serem abençoados.

A Romaria a Pé será em 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, mas como não é feriado na maioria das cidades da região, muito devotos pagam promessas e buscam graças da Santa Milagrosa no fim de semana. Com saída prevista para às 8h, esta, historicamente, é a que reúne o maior número de devotos.

Buffet de comida caseira, lanches e doces, com destaque para os tradicionais pastéis de massa caseira, fazem parte da gastronomia do evento, que contará com dois restaurantes: no Centro de Eventos e no Panorâmico, além das tendas no parque.

O reitor do Santuário Padre Victor Farias comenta: “estamos preparando três grandes romarias. Sabemos que os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio esperam por isso, depois de dois anos tão difíceis, quando a pandemia nos impediu de realizar o evento.”

A organização do evento estima que mais de 80 mil pessoas devem passar pelo Santuário nas diversas programações do evento, desde a Procissão Luminosa, que ocorreu no último dia 30 de abril, até a romaria a Pé, quando será encerrado o evento deste ano.

Organizam o evento juntamente com o reitor Padre Victor Farias e o Conselho Administrativo, presidido por Lauro e Yeda Drechsler, os coordenadores Agostinho Leopoldo e Cerisa Lúcia Henz,

Gilberto e Sueli Caberlon e ainda os casais André Casagrande e Maria Rosinei Ávila dos Santos, Cássio de Abreu e Raquel Wortmann, Darlen Pruch Macedo e Jucilaine da Silva Pereira, Gilmar de Oliveira de Paula e Nilda da Rosa, Glauco Paulino e Edilza da Silva, Rodrigo e Cátia Veloso e, Valdenir e Cleusa Teresinha Santos.

A Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.

15 visualizações