top of page
Buscar

Com foco em sustentabilidade e meio ambiente, teatro itinerante diverte e ensina crianças em escolas


Com foco em sustentabilidade e meio ambiente, teatro itinerante diverte e ensina crianças em escolas públicas de Caxias do Sul
Crédito da foto: Cleiton Thiele

Que tal unir sustentabilidade, meio ambiente e cultura na mesma obra e levar conscientização e conhecimentos às crianças? Este é o objetivo de “João Ambiente é uma Peça”. O espetáculo itinerante foca nas questões de sustentabilidade e meio ambiente destinado aos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, na faixa dos 7 aos 14 anos.

A peça narra a história do pássaro joão-de-barro humanizado, intitulado João Ambiente, que interage com a Tartaruga Teca e, juntos, mostram para as crianças, de forma divertida, como descartar e reaproveitar o lixo, poupar água e energia e outros ensinamentos ligados ao tema. O espetáculo interage com a plateia e as músicas, hilárias, envolvem ainda mais o público.

A iniciativa para conscientização ambiental já percorreu diversas escolas do País. Em 2018, era um ônibus transformado em cinema itinerante com o mesmo objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre preservação da natureza, reciclagem e o uso consciente da água e do lixo. Com isso, foram educadas mais de 12 mil crianças e 40 mil famílias. Com tanto êxito, o projeto foi transformado em espetáculo teatral.

No mês de agosto, elenco e direção desembarcaram em São Paulo para as apresentações gratuitas em várias escolas paulistanas, incluindo os teatros do CEU e ainda em Rio Grande da Serra, Cubatão, Mauá, Santo André, contemplando mais de cinco mil crianças.

O circuito em algumas cidades gaúchas iniciará nesta semana, em Caxias do Sul, com apresentações na EMEF Nova Esperança e EMEF Paulo Freire, dias 13 e 14, respectivamente.

Integram o projeto oficinas de materiais reciclados. Em Canela, cinco escolas receberão “João Ambiente é uma peça” e, depois a trupe ruma para a capital do Estado, Porto Alegre.

“De forma lúdica vamos gerar conhecimento, ações e atitudes que ajudem a preservar o meio ambiente, apresentando em um cenário mágico e divertido os personagens João Ambiente e a amiga Teca, interagindo e estimulando os estudantes a desenvolverem e propagarem tais conhecimentos”, conta Airton Soares, diretor geral do projeto.

Com diversos recursos artísticos unindo elenco, vídeos, animação, técnicas cenográficas e efeitos especiais o espetáculo irá proporcionar uma experiência enriquecedora e inesquecível aos participantes. Através de um circuito itinerante a peça se apresenta ainda em comunidades, garantindo o acesso à cultura e informação. Para participar, as escolas necessitam apenas ceder o espaço e organizar as turmas para assistirem as apresentações realizadas gratuitamente.

Descrição dos personagens:

João Ambiente:

Pássaro João-de-Barro humanizado. Jovem e descolado, vive na floresta, mas conhece bem a cidade grande. Sabe tudo a respeito do meio ambiente e sobre atitudes sustentáveis que podem melhorar o mundo, desde como poupar água e energia até reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Seu objetivo é que os seres humanos tenham atitudes de respeito e equilíbrio com relação à natureza.

Teca:

Tartaruga humanizada. Pequena, inocente e divertida, ela tem muita vontade de aprender com João Ambiente e se espelha em suas atitudes. É questionadora e, mesmo tendo muito a descobrir, ela também tem boas ideias para um mundo mais sustentável e várias de suas perguntas levam à reflexão sobre o que as pessoas estão fazendo em relação ao meio ambiente.

Ficha-Técnica:

Espetáculo: “João Ambiente é uma Peça”

Tempo de Duração: 35 minutos

Direção: Airton Soares

Roteiro: Paula Taitelbaum

Produção Executiva e Coordenação Artística: Elias da Rosa

Elenco: Victor Tombesi e Fernanda Ghesla Frohlich

Figurinos: Casa da Vó

Cenografia: Carlos Delfino, Casa da Vó e Deniel Santos

Coreografias: Mônica de Moura

Vídeos e Design Gráfico: Juliano Renz

Realização:

O Ministério do Turismo e Braskem apresentam: “João Ambiente é uma Peça”.

Patrocínio: Sanmartin, Hyva, Intral, Zurlo.

Apoio: Parlare Marketing Cultural.

Fotos em alta resolução

Site do projeto: www.joaoambiente.com.br

Comments


bottom of page