top of page
Buscar

As radionovelas estão de volta em Canela


Em uma parceria entre Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti e a Rádio Clube AM, as radionovelas estarão de volta, a partir do próximo domingo, 17, às 14h, sintonizando a 1320.

O rádio chegou no Brasil em 1923 despertando paixões.  Em seus oitenta anos de existência, o rádio brasileiro lançou modas, ultrapassou barreiras geográficas, revolucionou práticas cotidianas, inventou e consolidou gêneros de programas de enorme sucesso. Nas décadas de 1940 e 1950 o número de emissoras de rádio cresceu vertiginosamente, exercendo uma atração tal sobre o público ouvinte que fez com que o período entrasse para a história como os “anos dourados do rádio brasileiro”. As radionovelas ocuparam um lugar de destaque neste período. Em Canela, não foi diferente. Por aqui atores também davam vida a diversos personagens num programa que ia ao ar todos os domingos.

Participando do Projeto Canela, Mulheres e Histórias, o Estúdio de Pesquisa Teatral entrevistou Roma Vaccari, no auge dos seus quase 90 anos, uma das primeiras atrizes e dramaturgas da cidade, que participava das radionovelas da Clube. Inspirados pela história e pelos textos da autora, Lisiane Berti e os alunos do Estúdio, em parceria com a Clube, decidiram retomar essa programação, em um novo formato, não mais ao vivo, para que as novas gerações que desconhecem uma novela radiofônica, onde a imaginação individual complementa a ausência das imagens, possam ouvir e se deliciar com os vilões e heróis nas tramas. No próximo domingo, 17, às 14h, irá ao ar, pela Clube AM, a primeira radionovela desta iniciativa: “O Escravo”. Escrita em 1947 por Roma Vaccari, que também foi ao ar na década de 50, marcará a retomada desta programação que ocorrerá todos os domingos na Clube AM com novas histórias, personagens, com textos ficcionais radiofônicos, no qual os ruídos, a música e os recursos de voz são muito mais importantes do que em outros meios.

O “Amigos de Café do Estúdio”, uma das novidades deste ano, traz o chileno Cristian Béltran que vai ministrar a Oficina “Máscaras Confecção e Uso”, dias 30 e 31 e, apresentar o espetáculo “O Ninguém” premiado como melhor espetáculo da Mostra Universitária/júri popular da V Maratona de Monólogos. Já em abril, no dia 11,  o Estúdio de Pesquisa Teatral promoverá a oficina de Páscoa “Coelho Country” com a artesã Daiene Cliquet, das 13h30min às 17h30min, oportunizando o aprendizado  de confeccionar um coelho de pano super descolado. O valor da de cada oficina é de 150 reais, com material incluso.

Mais informações e inscrições para ambas as oficinas pelo email: contato@estudiodepesquisateatral.com.br

bottom of page