Os clássicos bonecos movidos por fios se destacam na programação que movimentará a cidade de 17 a 20 de outubro.
Há poucos dias de um dos seus mais prestigiados e queridos eventos, Canela anuncia os destaques da programação do seu 31º Festival de Bonecos. As marionetes, que costumam encantar pela engenhosidade de sua confecção e pelas habilidades de manipulação dos artistas que conferem realismo a sua arte, estarão em evidência. E tudo isso em espetáculos gratuitos e para toda a a família, na praça João Corrêa e no Largo Benito Urbani.
A diretora executiva do festival, Marina Gil, destaca, entre os representantes deste ano na técnica de marionetes, os grupos The Fifth Weel, diretamente da Alemanha, e El Alma en un Hilo, da Argentina. O grupo alemão apresenta o espetáculo Extraordinary Voyage, um cabaré de marionetes, em uma brilhante combinação de música, dança e humor. Cenas românticas e divertidas prometem encantar o público. Já os argentinos trazem Anderas Masugui: el viaje de Luisa, que conta a história da menina Luisa, que nunca se separa do seu telefone, praticamente viciada em selfies e redes sociais, enquanto Pepe sente que seu tempo nos palcos terminou e que o velho teatro dorme coberto pela selva.
Outras técnicas de manipulação, como os fantoches e bonecos de varas estarão presentes nas apresentações e nas brincadeiras dos artistas com o público, tornando as ruas centrais da cidade um mágico cenário.
Pela tradição e riqueza cultural de sua programação, o Festival de Bonecos de Canela tem seu público cativo, que se distribui entre os quatro dias de atrações e se concentra especialmente no momento do desfile de bonecos, que este ano terá dose dupla: no sábado às 14h30 e, no domingo, às 11h, entre a Catedral da Pedra e a Praça João Corrêa. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem a cidade de 17 a 20 de outubro.
Ainda entre os espetáculos internacionais, o público poderá prestigiar as Criaturas Particulares, do espanhol Robert White, espetáculo formado por sete peças curtas, que mistura a linguagem do palhaço, o teatro gestual e de objetos. Os principais personagens de cada história são construídos com objetos do cotidiano, como balões, bolas de pingue-pongue e sacolas plásticas. Como elo entre os personagens está o uso de alguma parte do corpo do manipulador, principalmente as mãos. Do Equador, vem o grupo Sociedad Antónima Artes cênicas, que apresentará Cuál es el dilema, Shakes? O espetáculo provoca o espectador, convidando-o a pensar: o que faz William Shakespeare quando está criando?, como ele se veste?, se enfeita?, toma banho? Filosófica, a peça humaniza o gênio, enquanto diverte.
A programação do evento conta ainda com espetáculos gaúchos. Mais informações pelo www.festivalbonecoscanela.com.br
Em caso de baixas temperaturas, o festival irá distribuir mantinhas para todos os visitantes.
Comments